quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Minha prática com uso de blogs

Minha Prática com o uso de blogs Não tenho muita prática ainda, mas pretendo aprender, pois já percebi que pode ser uma ferramenta muito importante na aprendizagem dos meus alunos, onde poderei interagir de várias formas, seja através de imagens, vídes, textos, link´s, etc,.E esse curso poderá me proporcionar esse conhecimento que irá com certeza dar mais qualidade às minhas aulas. <

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Blog's: Uso Pedagógico

9° ANO - COLONIZAÇÃO E DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA


Assistam o vídeo a seguir, acessem o link abaixo, façam a leitura e respondam as questões:




http://www.brasilescola.com/geografia/descolonizacao-africa.htm


1) Quais são as consequências para a população africana da colonização e descolonização ocorrida nesse continente?

2) O que foi o Apartheid?

3) Pesquise. Algumas das leis do Apartheid.

4) Faça um resumo sobre a história de Nelson Mandela.

5) Cite três conflitos ocorridos na África em decorrência da descolonização.





domingo, 1 de setembro de 2013

Atividades para o 9º ano Japão e Tigres Asiáticos


9º ano

Os Tigres Asiáticos


 

O surgimento dos Tigres Asiáticos


 
 Cingapura

O crescimento econômico do Japão, nas décadas de 1960 e 1970, tornou-o a maior potência da Ásia. Contando com financiamento dos Estados Unidos, o Japão expandiu sua influência, levando investimentos e incentivando a industrialização em Taiwan, Cingapura e Coreia do Sul. Já Hong Kong, possesão inglesa, tornou-se foco de grandes investimentos estrangeiros e centro financeiro mundial. Passaram, então, a ser chamados de Tigres Asiáticos.

A designação de Tigres foi estabelecida por analogia entre os atributos do animal e a velocidade com que cresceram economicamente, ao se industrializar, e à agressividade perante a política de exportações.



O investimento norte-americano na Coreia do Sul e em Taiwan


 

Coréia do Sul e Taiwan receberam forte apoio dos Estados Unidos, onde houve treinamento de técnicos e administradores, facilitaram a entrada dos produtos desses países no seu mercado e forneceram tecnologia em diversas áreas. Além de ajuda econômica, o governo sul-coreano recebeu investimentos norte-americanos voltados ao desenvolvimento industrial e à realização de uma reforma agrária.

A Coreia do Sul agregou trabalhadores e grupos empresariais em torno do projeto nacional, para o cumprimento de metas de desempenho e controle de preços. Formaram-se grandes grupos industriais, que diversificaram seus investimentos entre os mais variados setores, os conglometados.

O pequeno arquipélago de Cingapura, a partir da década de 1960, industrializou-se rapidamente, em um processo semelhante ao do Japão e da Coreia do Sul, baseado nos investimentos em educação e em tecnologia.


 

Sudeste Asiático: os Novos Tigres
 

Na década de 1980, o Japão, a China e os Tigres Asiáticos, fortalecidos economicamente, iniciaram investimentos em países do Sudeste Asiático, dando continuidade à industrialização e à integração da Ásia.

Os principais beneficiados desse processo são Tailândia, Malásia, Vietnã, Filipinas e Indonésia. As exportações desses países vêm crescendo de maneira acelerada, passando de US$ 144 bilhões em 1990, para US$ 770 bilhões em 2006, segundo a OMC.

Esses países vêm sendo comparados aos Tigres e chamados de Novos Tigres pelo fato de passarem atualmente por grande crescimento econômico e aceleração do processo de industrialização.

 

Dinamismo econômico

Os países do Sudeste Asiático, que formavam desde 1967 a Asean, gradativamente deixam de ser apenas fornecedores de matérias-primas aos países asiáticos industrializados e passam a desenvolver seus próprios parques industriais.

A Malásia, a Indonésia e a Tailândia são países ricos em recursos naturais e com tradição de habilidosos trabalhadores manuais. A Malásia é um país localizado numa área equatorial, com grandes recursos florestais. O país iniciou sua industrialização pelo processo de matérias-primas.

O Vietnã, que recebe investimentos da China e dos Tigres Asiáticos, também tem vivido um importante crescimento econômico atrelado à industrialização. As exportações de produtos industrializados, praticamente inexistentes no Vietnã até a década de 1990, hoje já representam 44% das exportações do país.

Em Cingapura, que foi ocupada pelos ingleses até metade do século XX, os produtos industrializados representam mais de 70% das exportações, destacando-se equipamentos para escritório, circuitos integrados, equipamentos de transporte e maquinários.


 


JAPÃO
 

 

O Japão é um país formado por um arquipélago com mais de 3 mil ilhas, com área de 377.835 km², localizado no Círculo do Fogo do Pacífico. As principais ilhas são Hokaido, Honshu, Shikoku e Kiushu. Pode se dizer que a localização do país é estratégica pois, está junto à costa oriental da Ásia, com acesso continente, e ao mesmo tempo está voltado para a América (apesar da distância) e a Oceania.

Geografia – Aspectos Naturais

* O Relevo Japonês é 80% composto por Montanhas Jovens (período geológico) e 15% de Planícies litorâneas. A área é instável pois localiza-se numa região de Convergência de Placas tectônicas.

* Por estar no Círculo de Fogo apresenta constantes tremores de terra, terremotos, os quais variam de intensidade, e por isso a infraestrutura é mais bem preparada. Mas podem ocorrer grandes catástrofes naturais como Tsunamis e Fortes Terremotos, com o de 2011 que geram grandes destruições e mortes.

* O solo é Fértil, pois é Vulcânica, porém devido à essa formação Geológica é pobre em Recursos Naturais, Minerais e Energéticos.

* A Hidrografia apresenta Rios de pequena extensão e de curso acidentado (por isso energéticos), os destaques ficam para os Rios Ishikari, Tone e Shinano.

* O Clima é Temperado Frio ao Norte e Subtropical no Centro-Sul, devido a latitude (Zona Temperada do Norte). Sofre influencias das Correntes Marítimas Oya Shivo (ou Curilas) que passa no norte e é fria, e da corrente Kuro Shivo (do Japão) ao sul, que é quente.



* A Vegetação é formada de 50 a 72 % de floresta de coníferas. Há também Pântanos e Bambuzais.

Quadro Econômico do Japão

* O Predomínio de montanhas limita a agricultura às planícies do litoral e ao uso de Técnicas como Jardinagem, Polderização (avanço de aterros sobre o mar) e terraceamento. Os produtos cultivados são: Trigo no norte; Chá, Arroz, Algodão, Amoreiras (para criação do Bicho da Seda) no Centro Sul.

* A Pesca é uma forte atividade japonesa, tanto a predatória quanto a piscicultura. O Peixe e frutos do mar são os alimentos básicos da população.

* A Tecnologia vem transformando a indústria desse país. A introdução da robótica em larga escala trouxe mais competitividade aos seus produtos, ao mesmo tempo em que proliferaram as indústrias High-Tech, tais como de Biotecnologia, Informática, Micromecânica e Microeletrônica com uma maior distribuição espacial em áreas até então tomadas por atividades tradicionais.

* Há muitos Tecnopólos – centros que concentram indústrias de tecnologia avançada e centros formadores como Universidades, Locais de Pesquisa e Desenvolvimento entre outros.



A Indústria Japonesa – Breve Histórico.

* No século XIX, na Era Meiji (Era d Restauração) houve incentivo à abertura de fábricas, educação, ferrovias; criou-se o Banco de Tóquio, a moeda Yen. Enfim o país começou a se desenvolver.
 

* Após a 2ª Guerra Mundial, com a Economia Enfraquecida, ocorreu a Era da Reconstrução. Esta foi financiada pelos Estados Unidos, pois o Japão tinha mão de obra numerosa e barata, com produção voltada à exportação e formação dos tecnopólos – Fordismo.

* Nos Anos 90, o Japão já é uma potência Mundial, cria Inovações Tecnológicas com produtos de maior valor agregado; o país vive a era da Robotização e Informação e Programas de Qualidade como o 5 S e Just in Time (para maximizar os lucros) – Toyotismo ou Pós Fordismo.

Quadro Humano – a População

* O IDH do país é um dos mais Elevados do mundo, com excelentes níveis de educação, saúde e Expectativa de Vida (que é de 84,49 anos para as mulheres e de 77,53 anos para os homens).

* A Taxa de Natalidade do país é baixa, apesar dos estímulos financeiros e programas do governo para aumentar a natalidade. Esses incentivos ocorrem para que a população ativa não se reduza e haja a reposição no mercado de trabalho (garantindo assim estabilidade na previdência entre outros fatores).

* A Pirâmide etária é característica de um país desenvolvido do nosso século, poucos jovens e muitos adultos e idosos, veja na figura abaixo:

 

 

 
Leiam os textos acima e resolvam as atividades abaixo no caderno.

1) Quais são os países chamados de Tigres Asiáticos e Novos Tigres Asiáticos?


2) Por que os Estados Unidos investiram grandes quantidades de dinheiro em Taiwan e na Coreia do Sul?


3) Analise os dados de dois Tigres Asiáticos.


País A – Exportações: eletroeletrônicos, têxteis, produtos químicos, óleo vegetal, petróleo, gás natural.

Importações: eletrônicos, maquinários, produtos derivados de petróleo, veículos, ferro, aço.



País B – Exportações: semicondutores, equipamentos de telecomunicações sem fio, veículos, computadores, aço, navios, petroquímica.

Importações: maquinários, petróleo, aço, equipamentos de transporte, plásticos.

 


Quais desses países você classifica como Tigres Asiáticos e qual como Novo Tigre? Justifique sua resposta a partir dos dados apresentados.

 

                      
4) (SANTA CASA) “Com uma estratégia adequada a um país de desenvolvimento industrial mais recente, passou de importador a exportador de muitas tecnologias aperfeiçoadas, conseguindo deslocar, inclusive, os fornecedores mais tradicionais no mercado mundial”.

Entre as alternativas abaixo. É mais provável que o texto faça referência explícita:

a) ao Canadá;
b) ao Brasil;
c) ao Japão;
d) à Alemanha;
e) ao México.

                        
05) (FUVEST) Considere o relevo do Japão e mencione seus reflexos nas atividades agrárias do país.


06) (FUVEST) Dê três razões importantes que concorreram para o grande desenvolvimento industrial do Japão, após a Segunda Guerra Mundial.


07) (UEMT) “A pobreza em recursos naturais, a escassez de terras agrícolas e a forte pressão demográfica caracterizavam esse país como áreas totalmente inviáveis para o crescimento econômico. No entanto, a atitude da sociedade em relação ao desenvolvimento, a frugalidade da população, o talento humano e a abertura da economia para o comércio exterior superaram as entraves das condições iniciais.” O texto melhor se aplica:

a) ao Japão;
b) à Índia;
c) a Israel;
d) ao Reino Unido;
e) ao Egito;
 


  
08) (USJT) Cingapura, Taiwan, Hong Kong e Coréia do Sul são países que nos últimos anos têm mostrado forte crescimento econômico caracterizado por uma economia aberta e com grande parte da produção destinada à exportação. Esses países são conhecidos como:
 
a) os quatro grandes
b) os leões orientais
c) os quatro gigantes
d) tigres asiáticos
e) templos de consumo


09) Qual é a justificativa para grande quantidade de vulcões existentes no Japão?

 

10) “Embora apresente um espaço reduzido e um território com um certo risco sísmico, o Ja­pão conseguiu em 40 anos criar um ‘modelo de desenvolvimento’ e tornar-se uma das grandes potências industriais e financeiras mundiais.”

O risco sísmico a que o texto se refere deve-se:

(A). ao grau geotérmico do arquipélago japo­nês, um dos mais altos da Ásia.

(B). à ocorrência de terrenos de estrutura geo­lógica muito antiga.

(C). à proximidade da zona de contato entre duas placas tectônicas.

(D). à ausência de lençóis freáticos que dimi­nuem os atritos entre as rochas.

(E). ao deslocamento de células de alta pressão pelo arquipélago japonês.

11) Explique o que é Fordismo e o que é Toyotismo,
 

 

MERCOSUL

Boa tarde alunos do 8º Ano A/B, leiam a matéria (acessando o link ao lado) e respondam as seguintes questões:  Mercosul  O que é um bloc...