terça-feira, 27 de novembro de 2012

Ecoturismo na Amazônia


7º ano
Ecoturismo na Amazônia



O turismo ecológico é a grande atração dos roteiros de viagens pela Amazônia, proporcionando ao turista a oportunidade de conhecer e aprender a respeito da floresta tropical e de seus habitantes. Seu objetivo principal é promover a interação do homem com a natureza e a valorização da rica diversidade biológica da região. O turismo ecológico no Estado inclui programas de viagens de barco, pernoites em hotéis de selva e passeios pela floresta.
A aproximadamente 10 quilômetros de Manaus, as águas escuras do rio Negro se encontram com as águas barrentas do rio Solimões, correndo lado a lado, sem se misturarem, por uma extensão de cerca de seis quilômetros, quando passam então a formar o rio Amazonas, até chegar ao oceano Atlântico. Esse fenômeno, batizado pelos amazonenses de “Encontro das Águas” e que tanto encanta os turistas que visitam o Estado, decorre das diferenças de densidade, temperatura e velocidade de ambos os rios.

 

Situado no rio Negro, o arquipélago de Anavilhanas, formado por 400 ilhas que abrigam complexo ecossistema da Amazônia, é outra atração belíssima. A região está protegida por legislação federal que criou a Estação Ecológica de Anavilhanas, com área de 350 mil hectares. No período das cheias do rio Negro, metade das ilhas fica submersa e os animais têm que se refugiar nas partes mais elevadas. Quando as águas começam a baixar, as ilhas deixam à mostra praias e canais que entrecortam toda a região como uma rede, num percurso de aproximadamente 90 quilômetros. A região de Anavilhanas encontra-se próxima ao Parque Nacional de Jaú, a maior reserva florestal da América do Sul, com 2,27 milhões de hectares, também banhada pelo rio.

Em todo o Amazonas existem vários parques nacionais ecológicos, entre os quais se destaca o Parque do Pico da Neblina, localizado no município de São Gabriel da Cachoeira. É o segundo maior parque brasileiro e o terceiro de toda a América Latina, abrigando um conjunto de montanhas que ocupam 2,20 milhões de hectares. O parque não possui uma estrutura para visitação turística, mas é alvo permanente da atenção de cientistas e pesquisadores e de expedições organizadas pelas Forças Armadas.


Mais próximo de Manaus encontra-se o Parque Ecológico de Janauary, localizado na região do rio Negro, com área de 9 mil hectares. Possui matas de terra firme, igapós e de várzea, onde os turistas podem passear de canoa, apreciando a vegetação típica dos igarapés. Contém ainda um lago, onde se encontra grande quantidade de vitórias-régias, planta típica da Região. O Parque de Janauary é administrado por um consórcio turístico formado por empresas do setor, com a cessão do Governo do Estado.


http://www.istoeamazonia.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=62&Itemid=77

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Principais meios de transporte da Amazônia

O principal meio de transporte da região norte é o marítimo incluindo diversos tipos de embarcação para diversas finalidades, temos: canoa, a gailo (barcos de passageiros sem luxo e comodidade), barcos de luxo de passageiros, barcaça, empurradores, diversos tipos de navios, voadeiras (barcos a motores rápidos tipo canoa), barcos infláveis (as forças armadas utilizam muito). Barcos para transporte de animais vivos, barcaças para transporte de caminhões, para madeira, alimentos, etc. uma infinidade de meios aquáticos. Mas o transporte rodoviário e ferroviário e o aéreo também são utilizados em menores escalas e com a mesma finalidade do marítimo.

MERCOSUL

Boa tarde alunos do 8º Ano A/B, leiam a matéria (acessando o link ao lado) e respondam as seguintes questões:  Mercosul  O que é um bloc...