terça-feira, 27 de novembro de 2012

Ecoturismo na Amazônia


7º ano
Ecoturismo na Amazônia



O turismo ecológico é a grande atração dos roteiros de viagens pela Amazônia, proporcionando ao turista a oportunidade de conhecer e aprender a respeito da floresta tropical e de seus habitantes. Seu objetivo principal é promover a interação do homem com a natureza e a valorização da rica diversidade biológica da região. O turismo ecológico no Estado inclui programas de viagens de barco, pernoites em hotéis de selva e passeios pela floresta.
A aproximadamente 10 quilômetros de Manaus, as águas escuras do rio Negro se encontram com as águas barrentas do rio Solimões, correndo lado a lado, sem se misturarem, por uma extensão de cerca de seis quilômetros, quando passam então a formar o rio Amazonas, até chegar ao oceano Atlântico. Esse fenômeno, batizado pelos amazonenses de “Encontro das Águas” e que tanto encanta os turistas que visitam o Estado, decorre das diferenças de densidade, temperatura e velocidade de ambos os rios.

 

Situado no rio Negro, o arquipélago de Anavilhanas, formado por 400 ilhas que abrigam complexo ecossistema da Amazônia, é outra atração belíssima. A região está protegida por legislação federal que criou a Estação Ecológica de Anavilhanas, com área de 350 mil hectares. No período das cheias do rio Negro, metade das ilhas fica submersa e os animais têm que se refugiar nas partes mais elevadas. Quando as águas começam a baixar, as ilhas deixam à mostra praias e canais que entrecortam toda a região como uma rede, num percurso de aproximadamente 90 quilômetros. A região de Anavilhanas encontra-se próxima ao Parque Nacional de Jaú, a maior reserva florestal da América do Sul, com 2,27 milhões de hectares, também banhada pelo rio.

Em todo o Amazonas existem vários parques nacionais ecológicos, entre os quais se destaca o Parque do Pico da Neblina, localizado no município de São Gabriel da Cachoeira. É o segundo maior parque brasileiro e o terceiro de toda a América Latina, abrigando um conjunto de montanhas que ocupam 2,20 milhões de hectares. O parque não possui uma estrutura para visitação turística, mas é alvo permanente da atenção de cientistas e pesquisadores e de expedições organizadas pelas Forças Armadas.


Mais próximo de Manaus encontra-se o Parque Ecológico de Janauary, localizado na região do rio Negro, com área de 9 mil hectares. Possui matas de terra firme, igapós e de várzea, onde os turistas podem passear de canoa, apreciando a vegetação típica dos igarapés. Contém ainda um lago, onde se encontra grande quantidade de vitórias-régias, planta típica da Região. O Parque de Janauary é administrado por um consórcio turístico formado por empresas do setor, com a cessão do Governo do Estado.


http://www.istoeamazonia.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=62&Itemid=77

Um comentário:

  1. Boa noite Romilda.

    Tu tens noção de valores? gasto com estadias ai no Norte?

    pode ser acomodações simples.

    abr;

    ResponderExcluir

MERCOSUL

Boa tarde alunos do 8º Ano A/B, leiam a matéria (acessando o link ao lado) e respondam as seguintes questões:  Mercosul  O que é um bloc...